Plano Estratégico Pré-Sal Petróleo - Pré-sal

Pré-sal

Pré-sal Petróleo S.A. PPSA – Bem-vindo!

Plano Estratégico Pré-Sal Petróleo

O Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) aprovou, no dia 15.12, o Plano Estratégico para o quinquênio 2024-2028. Estão previstas iniciativas voltadas à descarbonização e estudos de incentivos que possam aumentar a atratividade do polígono do pré-sal. Também estão incluídas a realização de concurso público e a avaliação de novos modelos de comercialização para os hidrocarbonetos da União, considerando os resultados do programa Gás para Empregar, do Ministério de Minas e Energia.

O Plano está dividido em quatro diretrizes. A primeira delas diz respeito à atratividade do polígono. A empresa pretende realizar já a partir do próximo ano estudos para buscar sinergias e incentivos que possam viabilizar a comercialidade de áreas exploratórias nos contratos de partilha de produção atuais e futuros, bem como avaliar o potencial não contratado do pré-sal e pós-sal no polígono. Também está na pauta a realização de uma avaliação dos contratos de partilha em relação às melhores práticas mundiais. Os resultados serão encaminhados ao Ministério de Minas e Energia e à ANP.

A segunda diretriz é voltada para o aprimoramento dos modelos para a comercialização de petróleo e gás natural, de forma a garantir os melhores resultados para a União. A expectativa é avaliar o melhor modelo de comercialização de óleo e gás no curto e médio prazo, incorporando as diretrizes do Programa Gás para Empregar e dos estudos sobre a viabilidade técnica e econômica de mecanismos para priorizar o abastecimento nacional.

O concurso público faz parte da terceira diretriz, que tem como meta adequar a empresa em termos de recursos humanos, tecnológicos e financeiros para atender ao crescimento de suas atividades; ampliar a comunicação da empresa junto aos públicos de interesse e implantar a gestão do conhecimento de forma a garantir a manutenção das capacidades técnicas e gerencial da empresa. O processo está previsto para o segundo semestre de 2024 e a expectativa é de que os aprovados ingressem na empresa em 2025. Também está na pauta a realização de ações para retenção e desenvolvimento da equipe.

A quarta diretriz tem como meta aumentar o conhecimento a respeito de tecnologias, iniciativas e medições relacionadas à descarbonização no pré-sal. Já está sendo implantado um comitê interno para estudar o tema e propor ações da PPSA.

O Plano Estratégico foi elaborado com a participação de todas as áreas da empresa e contou com o envolvimento da Diretoria Executiva em todas as etapas. Para compor o Plano, o cenário projetado pela empresa considera, entre outras iniciativas, o aumento do volume dos contratos nos próximos anos, o crescimento significativo das atividades de comercialização das parcelas de petróleo e gás natural da União e participação ativa no programa Gás para Empregar.

Conheça as diretrizes estratégicas:

1 – Aumentar a atratividade do polígono do pré-sal 

Meta: Aumentar as atividades exploratórias no polígono do pré-sal e fomentar a realização de novas ofertas de partilha.

2 – Aprimorar o processo de comercialização de petróleo e gás 

Meta: Aprimorar modelos para a comercialização de petróleo e gás natural, de forma a garantir os melhores resultados para a União.

3 – Consolidar a estrutura da empresa 

Meta: Adequar a empresa em termos de recursos humanos, tecnológicos e financeiros para atender ao crescimento de suas atividades; ampliar a comunicação da empresa junto aos públicos de interesse e implantar a gestão do conhecimento de forma a garantir a manutenção das capacidades técnicas e gerenciais da empresa.

4 – Fomentar ações de descarbonização nos consórcios   

Meta: Aumentar o conhecimento a respeito de tecnologias, iniciativas e medições relacionadas à descarbonização no pré-sal

Acesse aqui nosso Planejamento Estratégico.

 

Planos anteriores:

Plano Estratégico 2023 – 2027 (PDF)

Plano Estratégico 2022 – 2026 (PDF) | (ODT)

Plano Estratégico 2021-2025 (PDF) | (ODT)

Plano Estratégico 2020 – 2024 (PDF)(ODT) 

Plano Estratégico 2019 – 2023 (PDF) | (ODT) 

Plano Estratégico 2018 – 2022 (PDF) | (ODT)

Pular para o conteúdo