Informações sobre Tupi - Pré-sal

Pré-sal

Pré-sal Petróleo S.A. PPSA – Bem-vindo!

Informações sobre Tupi

Informações sobre a Área Individualizada de Tupi

Situado na Bacia de Santos, Tupi é o principal campo produtor de petróleo e gás natural dos reservatórios do pré-sal. É operado pela Petrobras (65%), com os sócios Shell (25%) e Petrogal (10%). O início do primeiro Sistema de Produção Definitiva de Tupi aconteceu em 2010, após os Testes de Longa Duração (TLD) realizados no ano anterior terem revelado evidências do valor dos reservatórios do pré-sal.

Como a produção avançou para área não contratada, em abril de 2019, foi efetivado um Acordo de Individualização da Produção (AIP), que concedeu à União uma participação de 0,551% na jazida compartilhada. Pelas estimativas iniciais, tal participação será equivalente a cerca de 4 milhões de barris de óleo em cinco anos, a um valor estimado de US$ 217,7 milhões.

A produção do Campo de Tupi é realizada por meio de sete FPSOs. As cargas da União deverão ser carregadas nos 7 FPSOs, não sendo possível transferir a produção de um FPSO para outro. Até o momento, a parcela da União é de aproximadamente 2,8 mil barris de óleo por dia. Pelo contrato, o agente deverá programar carregamentos mínimos de 500 mil barris em cada um dos sete FPSOs. A estimativa inicial é de que as primeiras cargas sejam formadas em 2023 e a última em 2026 .

A tabela abaixo apresenta as melhores previsões da PPSA das datas mais cedo de disponibilidades de carregamentos de 500.000 (quinhentos mil) Barris em cada FPSO.

O Agente Comercializador deverá disponibilizar a logística necessária, incluindo navios aliviadores e capacidade de transbordo ou tancagem, para atender à demanda prevista para os levantamentos do petróleo destinado à União na Área Individualizada de Tupi. A estocagem de petróleo destinado à União em tancagem em terra ou flutuante, poderá ocorrer no Brasil ou no exterior.

Saiba mais:

Pular para o conteúdo