Programa de Estágio - Pré-sal

Pré-sal

Pré-sal Petróleo S.A. PPSA – Bem-vindo!

Programa de Estágio

Programa de Estágio da PPSA
 
 

Encerramos as inscrições para o Programa de Estágio da PPSA!

Recebemos 3.156 candidaturas de diferentes áreas do conhecimento. Os estudantes selecionados participarão ativamente da rotina da companhia e poderão adquirir novos conhecimentos, além de lidar com desafios e responsabilidades.

Na PPSA, todos os colaboradores têm espaço para aprimorar habilidades, participar de projetos relevantes e propor novas ideias.  

A PPSA é uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). A companhia atua em três frentes: Gestão dos Contratos de Partilha de Produção, Gestão da Comercialização de petróleo e gás natural e a Representação da União nos Acordos de Individualização da Produção (AIP). Todas as áreas da empresa trabalham sobretudo com o objetivo de maximizar os resultados econômicos da União.  

O Programa de Estágio é realizado em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola e as inscrições foram realizadas no período de 18/03 até 01/04.

O período de estágio é de 6 ou 12 meses e pode, eventualmente, ser prorrogado por igual período, quando for do interesse da área requisitante.

Entenda o processo de seleção:

Infográfico - Programa de Estágio PPSA

Passo a passo – Programa de Estágio PPSA

Confira a descrição das vagas:  

Curso: Jornalismo

Requisitos: Estudantes do 5º ou o 6º período; Inglês intermediário; Conhecimento avançado em ferramentas de design gráfico e edição de vídeos; Domínio de publicação e produção de conteúdo para redes; Boa redação; Conhecimento avançado no pacote office (word, excel, ppt)

Mais detalhes: 1 vaga, carga horária de 6h.

 

Cursos: Administração, Economia ou Engenharia

Requisitos: Estudantes do 5º ao 9º período; Inglês intermediário, conhecimento sobre Pacote Office, interesse no aprendizado dos mecanismos de Gestão das produções de petróleo no Brasil e seus impactos tributários além o planejamento de comercialização de cargas. A gestão do planejamento de cargas e a gestão tributária é um dos elementos a serem desenvolvidos pelo Estagiário.

Mais detalhes: 1 vaga, carga horária de 6h.

 
 Cursos: Geologia ou Geofísica

Requisitos: Estudantes do 6º ao 8º período; Inglês intermediário, Conhecimento avançado de excel, word, powerpoint, e sistemas de informação geográfica (GIS); Bom relacionamento interpessoal, proatividade, comprometimento, organização; Interesse em Geologia e Geofísica do Petróleo; Desejável: Fundamentos de Geologia do Petróleo e Petrofísica e QGIS. Diferencial: PowerBI.

Mais detalhes: 1 vaga, carga horária de 6 horas.

 

Cursos: Engenharia de Produção, Administração de Empresas, Contabilidade ou Economia.

Requisitos: Estudantes a partir do 5º período; Inglês intermediário, – Conhecimento avançado de MS Excel, Word e Powerpoint. – Bom relacionamento interpessoal, proatividade, comprometimento, foco, organização, interesse em planejamento corporativo, ferramentas de qualidade e gestão. – Conhecimento de Licitações e Contratos e Gestão Pública.

Mais detalhes: 1 vaga, carga horária de 6 horas.
 

Cursos: Engenharia de Petróleo ou Engenharia de Produção (ou cursos similares)

Requisitos: Estudantes a partir do 5º período; Inglês intermediário, Conhecimentos em gestão de custos industriais. · Pacote MS Office (Word, Excel, PowerPoint). · Desejável Excel avançado, VBA, SharePoint, PowerBI ou outras ferramentas para criação de painéis dinâmicos). · Desejável conhecimento em sistema de controle de custos e ERPs. · Bom relacionamento interpessoal, pró-atividade, comprometimento, trabalho em equipe.

Mais detalhes: 1 vaga, carga horária de 4 horas.

 

Cursos: Administração de Empresas, Economia, Engenharia de produção

Requisitos: Estudantes a partir do 6º período; Conhecimento de Excel, Word e Powerpoint; Bom relacionamento interpessoal, proatividade, comprometimento, organização, interesse em administração de contratos (instrução de processos de contratação e fiscalização); boa redação e facilidade de trabalhar com cálculos (reajustes contratuais, médias, cronograma físico-financeiro). Desejável: Conhecimentos básicos de matemática financeira e noções de administração de contratos.

Mais detalhes: 1 vaga, carga horária de 6 horas.
 

Cursos: Engenharia de Petróleo ou Engenharia de Produção

Requisitos: Estudantes a partir do 6º período; Inglês; Conhecimentos de análise de custos na área de projetos · Conhecimento de Excel e desejável VBA e PowerBI e recursos avançados · Rotinas de planejamento e acompanhamento de projetos · Bom relacionamento interpessoal, proatividade, comprometimento · Desejável: Conhecimentos de projetos na área de engenharia de petróleo (poço, submarino, facilidades de produção, reservatórios)

Mais detalhes: 1 vaga, carga horária de 4 horas.

  

Cursos: Ciências Contábeis

Requisitos: Estudantes do 4º ao 8º período; Inglês intermediário; Interesse em aprender sobre as práticas de contabilidade e finanças, controle de estoques. Conhecimento intermediário em excel e word.

Mais detalhes: 1 vaga, carga horária de 6 horas.

 

Cursos: Engenharia de Petróleo ou Engenharia de Produção (ou cursos similares)

Requisitos: Estudantes a partir do 7º; Conhecimentos em gestão de projetos industriais. · Pacote MS Office (Word, Excel, PowerPoint). · Desejável Excel avançado, VBA, SharePoint, PowerBI ou outras ferramentas para criação de painéis dinâmicos). · Bom relacionamento interpessoal, pró-atividade, comprometimento, trabalho em equipe.

Mais detalhes: 2 vagas, carga horária de 4 horas.

 

Cursos: Ciências Políticas, letras, Secretariado ou afins

Requisitos: Estudantes a partir do 3º; atenção aos detalhes, comprometimento e interesse na área de governança corporativa, organização, bom português e redação própria, boa relação interpessoal e espírito de equipe.

Mais detalhes: 1 vaga, carga horária de 4 horas.

 

Cursos: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Administração ou áreas afins

Requisitos: Estudantes a partir do 2º; Inglês desejável, mas não obrigatório; Boa comunicação oral e escrita. Capacidade de documentação clara de processos e procedimentos. Familiaridade com conceitos de governança de TI, processos de ITIL, COBIT e boas práticas em gestão de serviços de TI.

Mais detalhes: 1 vaga, carga horária de 4 horas.

 

Curso: Geologia

Requisitos: Estudantes do 6º ao último período; Inglês intermediário; Conhecimentos de Office 365 e Sharepoint – (Obrigatório) Petrel e Techlog (Desejável) Banco de dados (DataVerse e MSAccess) – (Desejável) Automação de tarefas e processos (PowerAutomate ou Javascript) – (Desejável)

Mais detalhes: 1 vaga, carga horária de 4 horas.

 

Cursos: Engenharia de Produção ou Engenharia de Petróleo ou Administração de Empresas.

Requisitos: Estudantes do 6º ao último período; Conhecimento avançado de excel, word e powerpoint. Bom relacionamento interpessoal, proatividade, comprometimento, organização, interesse em planejamento corporativo, ferramentas de qualidade e gestão. Conhecimento de Gestão de Projetos (Cronogramas, ferramentas de planejamento, gestão de riscos). Desejável: Fundamentos de Petróleo e Gás

Mais detalhes: 1 vaga, carga horária de 4 horas.

 

 

 

Perguntas Frequentes

 

O programa é destinado a estudantes que residam no Rio de Janeiro, visto que o estágio será realizado em formato híbrido – segundas e sexta online e terça, quarta e quinta presencial. As pessoas interessadas em participar do processo seletivo devem se inscrever neste link. O agente selecionará os currículos mais adequados ao perfil das vagas e encaminhará para a empresa. Os gestores das áreas avaliarão os currículos. Os selecionados participarão de uma entrevista com o gestor da área. Os aprovados ingressarão no programa.

 

Nossos estagiários têm direito a auxílio-transporte, auxílio alimentação e descanso remunerado após um ano. Todos os benefícios estão inclusos no valor da bolsa.

 

 

Os estagiários que realizarem a carga horária de 4 horas diárias receberão R$ 1542,00 e os que realizarem a carga de 6 horas diárias receberão 2.100. Ambos os valores incluem benefícios para alimentação e transporte já embutidos.

 

Estudantes de graduação de universidades públicas e privadas que estejam matriculados em um dos cursos aceitos nas vagas

 

 

A PPSA fica na Avenida Rio Branco, nº 1, em frente ao Museu do Amanhã;

 

 

No site do CIEE, através do link: https://vagas.taqe.com.br/ciee-rj/programa-de-estagio-pre-sal-petroleo-ppsa

 

 

 

Existem vagas de 4 horas e 6 horas diárias. Na descrição de cada vaga, é possível encontrar a carga horária de cada uma.

 

O estágio tem duração de 6 meses e pode ser renovado por igual período até completar dois anos de vigência.

 

..

Na PPSA, o trabalho é realizado de forma híbrida: às segundas e às sextas, de forma remota e, de terça a quinta, de forma presencial.

 

Sim, desde que a universidade seja reconhecida pelo MEC. Além disso, a faculdade precisa ter convenio com o CIEE para que o estágio possa ser realizado. Caso não haja o convênio e o estudante for o escolhido para o estágio, iremos providenciar. 

 

 

Não é estabelecido uma limite de idade. É preciso que o estudante esteja cursando ao período requisitado para a vaga e tenha as devidas comprovações.

 

Para que o estágio se concretize, é preciso estabelecer um vínculo entre a PPSA e a universidade. Portanto, sim, haverá uma declaração.

 

A PPSA é uma empresa pública e as contratações serão realizadas mediante concurso público. Não há a possibilidade de ingresso imediato após o estágio, mas o estudante , quando formado, pode fazer o concurso. 

 

Pular para o conteúdo