
Em abril, regime de partilha de produção chega perto de 500 mil barris por dia
Búzios alavanca a produção, com 429 mil barris por dia; União, no período, teve direito a 18,8 mil barris por dia da produção
A produção de petróleo dos contratos em regime de partilha está próxima de alcançar a marca de 500 mil barris diários. Em abril, a produção total média dos quatro contratos foi de 486 mil barris de petróleo por dia (bpd), registrando aumento de 3% em relação ao mês anterior. O dado consta no Boletim Mensal de Contratos de Partilha de Produção, divulgado nesta segunda-feira (13), pela Pré-Sal Petróleo (PPSA).
Búzios, na Bacia de Santos, foi o campo que mais produziu no período, com 429 mil bpd. O total é integrado ainda pela produção de 44 mil bpd do Campo de Mero, de 8 mil bpd do Entorno de Sapinhoá e de 4 mil bpd de Tartaruga Verde Sudoeste.
A União, no mesmo período, teve direito a parcela de 18,8 mil bpd do total da produção diária – o chamado Excedente em Óleo da União. Destes, 6,9 mil bpd vieram de Mero, 6,1 mil bpd de Búzios, 5,4 mil bpd do Entorno de Sapinhoá e 400 bpd de Tartaruga Verde Sudoeste.
Desde 2017, início da série histórica do regime de partilha, a produção acumulada é de 167 milhões de barris de petróleo. Até abril deste ano, a parcela acumulada de petróleo da União é era de 14 milhões de barris de petróleo.
Gás natural
Ainda em abril deste ano, a produção total do gás natural com aproveitamento comercial apresentou média de 1,39 milhão de metros cúbicos por dia (m³/dia) em três contratos. Búzios contribuiu com 1,16 milhão de m³/dia, enquanto Entorno de Sapinhoá e Tartaruga Verde Sudoeste produziram, respectivamente, 202 mil e 31 mil m³/dia. Em comparação a março, o volume de gás disponível apresentou aumento de 19%.
Já no que diz respeito ao Excedente em Gás Natural, a União teve direito, no mês, a 164 mil m³/dia, sendo 145 mil m³/dia provenientes do Entorno de Sapinhoá; 16 mil m³/dia de Búzios; e 3 mil m³/dia de Tartaruga Verde Sudoeste. Desde 2017, a produção acumulada de gás natural com aproveitamento comercial, em regime de partilha de produção, soma 519 milhões de m³, sendo 119 milhões de m³, destes, de direito da União.
Acesse o Boletim Mensal de Contratos de Partilha de Produção: https://www.presalpetroleo.gov.br/boletim-mensal-de-contratos-de-partilha-de-producao/