Sistema de Gestão de Gastos de Partilha de Produção - Pré-sal

Pré-sal

Pré-sal Petróleo S.A. PPSA – Bem-vindo!

Sistema de Gestão de Gastos de Partilha de Produção

Como parte da transformação digital em curso na companhia, foi desenvolvido o Sistema de Gestão de Gastos de Partilha de Produção (SGPP), uma plataforma digital composta de dez módulos e desenvolvida com tecnologia “Software As a Service (Saas) para atender às nossas três frentes de atuação: gestão dos contratos de partilha de produção, representação da União nos procedimentos de individualização da produção e comercialização de petróleo e gás natural da União. Com o SGPP, passamos a ter nosso fluxo de trabalho automatizado, reduzindo erros e facilitando tomadas de decisão. Entre os principais benefícios registrados estão a governança dos processos, a eficiência operacional, a visibilidade integral da operação e a agilidade para o negócio.

Desde março de 2019, estamos realizando a gestão dos contratos de partilha de produção pelo SGPP. Tarefas rotineiras desempenhadas até então manualmente pelos nossos técnicos passaram a ser realizadas por meio de dez módulos do sistema, a exemplo do processo de reconhecimento de custos de cada um dos projetos (como compra de equipamentos, prestação de serviços, mão de obra, custos de perfuração), acompanhamento da produção de cada consórcio e verificação de estoque de petróleo e volume de gás natural de cada campo operado em regime de partilha de produção.

O sistema trouxe agilidade e eficácia à gestão dos contratos de partilha. Um exemplo é a validação de custos dos contratos. Quanto um operador faz o upload de sua planilha de custos, o SGPP faz a validação automática em até 40 segundos e, se houver alguma linha de custo que não esteja 100%, é disponibilizada uma planilha para o operador identificando os campos para reparação. Com isso, o operador pode corrigir a remessa mais rápido e a nossa equipe técnica ganha tempo para as análises mais complexas. As empresas operadoras dos consórcios alimentam diretamente os dados no sistema, resguardando a segurança e a integridade da informação de cada projeto.

Existem dois módulos do SGPP que permitem o registro de todas as negociações realizadas com parceiros para o fechamento de Acordos de Individualização da Produção (AIP) e as eventuais Equalizações de Gastos e Volumes decorrentes destes acordos. Por último, o módulo de comercialização de petróleo e gás da União, que permite que todas as cargas da parcela de petróleo da União nos contratos de regime de partilha de produção sejam programadas com antecedência de até um ano para cada um dos 19 contratos, uma iniciativa pioneira no mercado, que oferece maior flexibilidade ao planejamento comercial, agiliza o trabalho e garante maior competitividade na comercialização.

O SGPP é um sistema moderno, escalável e capaz de ser aprimorado com ferramentas de análise de relatórios e de inteligência artificial. O projeto foi eleito um case de sucesso e premiado durantes os anos de 2018, 2019 e 2020 por empresas que avaliam os melhores projetos de Tecnologia da informação.

Pular para o conteúdo