2013-2016 - Pré-sal

Pré-sal

Pré-sal Petróleo S.A. PPSA – Bem-vindo!

2013-2016

Diretoria Executiva

De acordo com o Artigo 11 da Lei nº 12.304/2010, a diretoria da PPSA é composta pelo presidente e três diretores nomeados pela Presidência da República, a partir de indicações do MME.

Com mandato de três anos renováveis, o presidente e os diretores foram nomeados em 06 de novembro de 2013 e empossados em 12 de novembro de 2013 na Assembleia de Constituição da companhia.

 

Oswaldo Antunes Pedrosa Junior
Diretor Presidente

Mestre em Engenharia Mecânica pela UFRJ / COPPE (1980) e Doutor em Engenharia de Petróleo pela Universidade de Stanford, EUAOcupou diversas posições gerenciais no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CENPES), incluindo a de Superintendente de P&D em Exploração e Produção. Foi Superintendente de Desenvolvimento e Produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Bio- combustíveis (ANP). Ocupou o cargo de Diretor-Adjunto da Organização Nacional da Indústria de Petróleo (ONIP).

Foi Diretor-Executivo de duas empresas coligadas de exploração e produção de petróleo, Aurizonia Petróleo e Potióleo.


Antonio Claudio Pereira da Silva
Diretor de Administração, Controle e Finanças

Pós-graduado em contabilidade pela Petrobras e pelo Advanced Management Programme, do INSEAD, na FrançaExerceu funções de confiança por 35 anos na Petrobras, entre as quais a Superintendência do Serviço Financeiro, a Chefia de Gabinete da Presidência, a Presidência e Diretoria Administrativa e Financeira da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil.

Foi Conselheiro de Administração da Fundação PETROS e da COPENE (atual Braskem). Foi Diretor Econômico-Financeiro da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (CEG Rio). Atuou como Diretor Financeiro (CFO) e Diretor responsável pela área de compliance (CCO) da Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda.


Edson Yoshihito Nakagawa
Diretor Técnico e de Fiscalização

Engenheiro Civil com MSc e PhD em Engenharia de Petróleo pela Louisiana State University, EUA. Atuou na gerência de projetos de PD&I em águas profundas na Petrobras.Atuou como Diretor de Petróleo e Energia Geotérmica e Gerente Executivo na Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, Austrália. Foi Gerente de Desenvolvimento de Sistemas Submarinos no Global Research Center da General Electric, no Rio de Janeiro.

Atuou em vários conselhos e comitês científicos e tecnológicos na Austrália. Distinção com o CSIRO Medal for Business Excellence (2009), o Best Technical Innovation (Genesis) (2009) e o Outstanding Technical Editor do SPE Editorial Review Committee (2005).


Renato M. Darros de Matos
Diretor de Gestão de Contratos

Geólogo pela UnB e doutor em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade de Cornell, EUA, onde recebeu o prêmio de Most Outstanding Graduate Student (1991-1992).Trabalhou na Petrobras por 22 anos, como geólogo, e na PETROBRAS Internacional nas bacias do Mediterrâneo na Líbia e Turquia. Atuou como Pesquisador Visitante da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e em seguida como Professor Adjunto no Departamento de Geologia da UFRN. Ocupou o cargo de Diretor de E&P e Novos Negócios das empresas Aurizonia Petróleo, Potióleo e Imetame Energia.

Foi fundador e um dos sócios da Flamoil Serviços Ltda. Foi o primeiro presidente da ABPIP (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Óleo e Gás).

Renato Matos não completou o mandato, deixando a empresa em 31 de maio de 2016. Até o final do mandato, as atividades da Diretoria de Gestão de Contratos foram desempenhadas por Edson Nakagawa.

 

Pular para o conteúdo