Concurso Público PPSA - Pré-sal

Pré-sal

Pré-sal Petróleo S.A. PPSA – Bem-vindo!

Concurso Público PPSA

A PPSA (Pré-Sal Petróleo) e o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP) informam que foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (27), uma retificação do edital do 1º Concurso Público PPSA, alterando os requisitos de escolaridade de 17 dos 30 cargos de Analista de Gestão Corporativa e de Especialista de Petróleo e Gás, bem como o cronograma do concurso. As alterações têm como objetivo ampliar o acesso de candidatos com diferentes formações de nível superior ao concurso público. Para isso, foram acrescentadas novas formações acadêmicas a serem aceitas para 12 cargos e retiradas a exigência de pós-graduação em outros sete.

Em função das alterações, há um novo cronograma para o concurso. As inscrições poderão ser realizadas entre 04 de abril a 14 de maio de 2025 exclusivamente pelo site do IDCAP: www.idcap.org.br/informacoes/175 Todos os demais prazos passam a vigorar conforme o novo cronograma.
As provas serão realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador no dia 29/06/2025.

Todos os que já se inscreveram seguem confirmados no concurso. Entretanto, caso algum candidato deseje cancelar a participação em função da alteração do cronograma, poderá solicitar o reembolso da taxa junto ao IDCAP.

O concurso tem como objetivo contratar 100 empregados de nível superior a partir de 2025, além de formar de cadastro reserva. As vagas estão distribuídas entre os cargos de advogado, analista de gestão corporativa, analista de tecnologia da informação e especialista em petróleo e gás, com atuação em diferentes áreas da empresa.

Das vagas ofertadas, 5% são oferecidas a pessoas com deficiência (PCDs) e 20% a candidatos autodeclarados negros.

Em caso de dúvidas sobre o concurso, entrar em contato pelo e-mail atendimento@idcap.org.br ou pelo telefone 27-3111-2211.
Confira o comunicado e o edital retificado.

 

 

O concurso público tem como objetivo contratar 100 empregados de nível superior a partir de 2025. As vagas estarão distribuídas entre os cargos de advogado (4 vagas), analista de gestão corporativa (36 vagas), analista de tecnologia da informação (8 vagas) e especialista em petróleo e gás (52 vagas), com atuação em diferentes áreas dentro da empresa.

A alocação das vagas para pessoas pretas e pardas e para pessoas com deficiência seguirá a legislação vigente, sendo 20% das vagas totais destinadas à pessoas pretas e pardas (PPP) e 5% para pessoas com deficiência (PCDs).

Para atingir os percentuais previstos, o critério de alocação das vagas a ser adotado no Concurso Público da PPSA será o seguinte:

  • Para áreas com três ou 4 vagas: as duas primeiras vagas serão destinadas à ampla concorrência, e a terceira, a pessoa preta e parda. A quarta, se houver, será destinada à ampla concorrência.
  • Para áreas com cinco vagas: as duas primeiras serão destinadas à ampla concorrência, a terceira para pessoas pretas e pardas, a quarta para a ampla concorrência e a quinta para pessoa com deficiência.

Seguindo este critério, foram alocadas 19 vagas para PPP e 5 vagas para PCD entre os cargos de Advogado, Analista de Gestão Corporativa e Especialista de Petróleo e Gás.

Como o cargo de Analista de Tecnologia de Informação dispõe de oito vagas divididas em cinco áreas de atuação (cada área com uma ou no máximo duas vagas), não foi possível estabelecer o mesmo critério adotado para os cargos de Advogado, Analista de Gestão Corporativa e Especialista de Petróleo e Gás.  Assim, a empresa realizou na sexta-feira, 20 de dezembro, às 10h, um  sorteio para alocar estas oito vagas disponíveis,  sendo duas vagas para pessoas pretas e pardas (PPP) e uma vaga para pessoas com deficiência (PCD), obedecendo , assim, ao percentual legal.

De acordo com o sorteio, as duas vagas PPP serão alocadas nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura de TI e a vaga PcD será alocada na área de Segurança da Informação.

O quadro com o descritivo de todas os cargos e áreas, com subdivisão de vagas para ampla concorrência, PPP e PcD será disponibilizado, em breve, no edital.

A transmissão do sorteio pode ser vista aqui.

.

Novo cronograma do Concurso Público PPSA em: 2º Retificação do Edital de Abertura 001/2025 – PPSA (27/3/2025)

1.Qual o prazo de inscrição?  Inicialmente, as inscrições ocorreram de 5 de fevereiro a 17 de março. Agora estão reabertas entre 4 de abril e 14 de maio.

2. Quantas vagas estão sendo ofertadas no concurso?  Estão sendo ofertadas 100 vagas, além da formação de um cadastro de reserva.

3. Quais são os cargos disponíveis?  As vagas são para os cargos de Advogado, Analista de Gestão Corporativa, Analista de Tecnologia da Informação e Especialista em Petróleo e Gás. Os cargos são subdivididos por área de formação.

4. Onde estão localizados os postos de trabalho? 
Todas as vagas serão preenchidas no escritório da PPSA, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

5.
É possível pedir transferência para outros estados após a aprovação no concurso? Não. Toda a atuação da PPSA é concentrada no Rio de Janeiro (capital).

6.
 Onde as provas serão aplicadas? As provas serão realizadas no Rio de Janeiro/RJ, em São Paulo/SP e em Salvador/BA. Os locais serão anunciados posteriormente.

7. O concurso terá vagas com cotas?
Sim. 5% das vagas serão reservadas para PCDs e 20% serão reservadas para PPP (Pessoas Pretas e Pardas).

8. Quando serão convocados os candidatos aprovados?
Os 100 aprovados no certame serão convocados a partir do último trimestre de 2025.

9. Qual o valor da taxa de inscrição?
O valor varia entre R$ 100,00 (para os cargos de Analista de Gestão Corporativa, Analista de Tecnologia da Informação) e R$ 150,00 (para os cargos de Advogado e Especialista em Petróleo e Gás).

10. Haverá isenção de pagamento da taxa de inscrição?
Sim. As regras estarão descritas no edital. O candidato poderá requerer a isenção da taxa se for inscrito no CADÚnico ou for doador de medula óssea inscrito no REDOME.

11. Como estão distribuídas as vagas? O concurso oferece 52 vagas para Especialistas em Petróleo e Gás, 36 para Analista de Gestão Corporativa, 8 para Analista de Tecnologia da Informação e 4 vagas para o cargo de Advogado.

12. Como é a escala de trabalho na PPSA? O horário de trabalho na PPSA é de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira.

13. Quais são as etapas do concurso? Provas Objetivas para todos os cargos, Provas Discursivas para os cargos de Advogado e Especialista em Petróleo e Gás, Avaliação de Heteroidentificação e Avaliação Biopsicossocial.

14. Os novos empregados terão direito a benefícios? Quais? Sim, todos os empregados terão direito aos benefícios previstos em lei. Os valores praticados serão os vigentes à época da contratação.

15. A PPSA paga Participação nos Lucros? Em 2024, foi aprovado pela SEST o Programa de Participação nos Lucros da PPSA. Atualmente, ele encontra-se em fase de regulamentação.

16. A comprovação dos requisitos de experiência profissional e escolaridade serão para todos os candidatos? Não, apenas para os candidatos convocados para contratação.

17. Onde posso consultar o Plano de Cargos e Salários da PPSA? O documento está disponível em nosso site e pode ser acessado em: Plano de Cargos e Salários PPSA

18. Qual tipo de diploma é aceito no concurso? Serão aceitos apenas diplomas de bacharelado, concedidos por instituições credenciadas no MEC e com devido registro no Diário Oficial.

19. Quais alterações foram feitas no edital do concurso? Foram alterados os requisitos de escolaridade de 17 dos 30 cargos de Analista de Gestão Corporativa e de Especialista de Petróleo e Gás, bem como foi reformulado o cronograma do concurso. As alterações têm como objetivo ampliar o acesso de candidatos com diferentes formações de nível superior ao concurso público.

20. Como posso saber quais foram as alterações? Consulte o edital retificado no site do IDCAP ou da PPSA.

21. Houve alteração em relação à exigência de experiência profissional? Não. Os critérios de experiência permanecem os mesmos. Consideramos que a experiência será essencial para que os futuros profissionais da PPSA desenvolvam suas atividades. E justamente por exigirmos experiência, tivemos maior disponibilidade para ampliar as formações e retirar a exigência de pós-graduação em alguns cargos.

22. Com a mudança, não tenho mais interesse no concurso. Posso pedir reembolso da taxa de inscrição? Sim. Em caso de desistência por parte do candidato em realizar o concurso público, o valor da inscrição será devolvido e a inscrição será automaticamente cancelada. Para solicitar a devolução da taxa de inscrição, o candidato deverá acessar a “Área do Candidato” entre os dias 28/03/2025 e 10/04/2025 e clicar no link “Devolução de Taxa de Inscrição – Acessar” na página de informações da inscrição correspondente. Destaca-se que a devolução da taxa de inscrição será feita exclusivamente aos candidatos que se inscreveram inicialmente no certame, cuja inscrição ocorreu entre 05/02/2025 e 17/03/2025, e que, em razão da alteração, optaram por não participar mais do concurso.

23. Eu me inscrevi, mas gostaria de mudar de cargo, É possível? Sim. Os candidatos inscritos inicialmente no certame, no período de 05/02/2025 a 17/03/2025, que desejarem alterar o cargo inicialmente pleiteado, devido à ampliação dos pré-requisitos, deverão:

  1. Solicitar a devolução da Taxa de Inscrição, o que acarretará o cancelamento automático da inscrição e devolução do valor pago;
  2. Realizar nova Inscrição, correspondente ao cargo desejado, com o devido pagamento da nova taxa de inscrição.

A devolução do valor da taxa de inscrição, aos candidatos solicitantes, será realizada até 17/04/2025.

24. Quem já se inscreveu precisa fazer uma nova inscrição? Não. Os candidatos já inscritos que desejam manter sua participação no certame, sem quaisquer alterações, estão dispensados de realizar nova inscrição ou solicitar o cancelamento daquela já efetuada. As inscrições seguem confirmadas.

25. O que fazer em caso de dúvidas ou problemas na inscrição? Todos os questionamentos deverão ser encaminhados ao Serviço de Atendimento ao Candidato – SAC do IDCAP, por meio do Fale Conosco no site www.idcap.org.br ou e-mail atendimento@idcap.org.br

 

 

 

Informações sobre o Processo Seletivo Público 2017

Processo seletivo público realizado em 2017

 

Saiba mais sobre nossas atividades

 

GESTÃO DOS CONTRATOS DE PARTILHA DE PRODUÇÃO Respondemos pela gestão de 24 contratos de partilha de produção em vigor na área do Polígono do Pré-Sal, atuando com foco nos melhores resultados para a União e para todas as empresas envolvidas na operação.
ACORDOS DE INDIVIDUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO Representamos a União nos acordos de individualização da produção que envolvam áreas não contratadas.

 

GESTÃO DE COMERCIALIZAÇÃO Respondemos pela gestão da comercialização da parcela de óleo e gás natural de propriedade da União. Até 2032, nossa expectativa é comercializar 1,9 bilhão de barris de petróleo para a União.

Confira os nossos e-books

Antonio Carlos Capeleiro Pinto, gerente Executivo de Búzios à época da elaboração do e-book em 2021; Armando Gonçalves de Almeida, gerente Executivo de Itapu; Maria Amélia Braga, consultora Jurídica Adjunta da PPSA; e Olavo Bentes David, consultor Jurídico da PPSA à época da elaboração do e-book em 2021.

e-book “Entendendo os Acordos de Individualização da Produção” – Julho 2023

Ricardo Loureiro, gerente Executivo de Contratos, e Claudio Kuyven, coordenador de Gestão de Contratos – Maio de 2021

► e-book “Entendendo o processo de reconhecimento e recuperação de custos nos Contratos de Partilha de Produção

André Onofre, Gerente de Tecnologia da Informação; Cláudio Martins Kuyven, Coordenador de Gestão de Projetos e Contratos; Júlio Gontijo, Gerente Executivo de Contratos; Luiz Guilherme Santos, Superintendente de Desenvolvimento e Produção (à época da produção deste e-book); Maria Amélia Braga, Consultora Jurídica Adjunta; e Vagner da Silva Vasconcelos, Assessor Especial. Organização: Assessoria Especial de Comunicação e Ouvidoria. – Abril de 2022

 e-book “Portfólio de Contratos de Partilha de Produção” – Setembro de 2023 

 

Confira a série “Nos Corredores da PPSA” e entenda melhor a empresa 

Ir para o conteúdo