Contrato de Partilha de Libra - Pré-sal

Pré-sal

Pré-sal Petróleo S.A. PPSA – Bem-vindo!

Contrato de Partilha de Libra

 

Contrato de Partilha de Libra, o primeiro em operação no Brasil.

Assista ao vídeo sobre a Área de Desenvolvimento de Mero

Teste de Longa Duração (TLD)

O Teste de Longa Duração (TLD) do FPSO Pioneiro de Libra teve início em 26 de novembro de 2017 e a declaração de comercialidade da Área de Desenvolvimento de Mero foi feita em 30 de novembro de 2017. O desenvolvimento pleno do campo ocorrerá entre 2021 e 2030.

O TLD tem como objetivo coletar dados de produção a fim de melhor compreender a resposta do reservatório de petróleo, dentro do Plano de Avaliação da área noroeste de Libra.

Ao mesmo tempo em que um dos poços estiver produzindo petróleo e gás, um segundo poço estará reinjetando o gás produzido. Outros poços da área noroeste de Libra foram equipados com dispositivos que permitirão monitorar possíveis distúrbios na pressão do reservatório, causados pela produção do TLD.

Os resultados obtidos com este Teste permitirão um melhor planejamento da fase de produção, tais como número de poços, seus posicionamentos, o sistema de produção submarino e a capacidade das unidades de produção.

No TLD, será utilizado um navio plataforma do tipo FPSO (no idioma inglês significa Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Petróleo e Gás Natural) denominado “Pioneiro de Libra”, no qual serão interligados um poço produtor de óleo e um poço injetor de gás.

 

FPSO Pioneiro de Libra

O navio-plataforma Pioneiro de Libra foi projetado para realizar o recebimento, processamento e armazenamento de petróleo, injeção de água, compressão de gás, injeção de gás e transferência do óleo para navios-tanque (aliviadores), que farão o transporte para terminais em terra.

O FPSO estará ancorado em lâmina d’água de 2.040 metros a cerca de 300 quilômetros da costa, na Bacia de Santos.

As principais características da Unidade são:

  • Comprimento Total: 315,12 m
  •  Boca: 50,50 m
  •  Alojamento: 100 pessoas
  •  Capacidade de processamento da produção de óleo: 8.000 m3/d (50.318 bbl/d)
  •  Capacidade de compressão de gás: 4.000.000 Nm3/d
  •  Capacidade de armazenamento de petróleo: 120.013 m3 (792.598 bbl)

Com cerca de 1,548 quilômetros quadrados, Libra é uma das maiores áreas de exploração do mundo.

 

Galeria de Imagens

Desenvolvimento das atividades de conversão do casco da Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Óleo (FPSO) “Pioneiro de Libra” no estaleiro Jurong, em Cingapura, e foto da árvore de natal para Libra.

 
 
 
Pular para o conteúdo