PE.PPSA.008/2017 – SOFTWARE DE ANÁLISE DE TESTE DE FORMAÇÃO
A EMPRESA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GAS NATURAL S.A. – PRÉ-SAL PETRÓLEO S.A. – PPSA, comunica que realizará licitação na modalidade de Pregão Eletrônico, cujo objeto é:
Fornecimento de Licença de uso perpétuo e local de software de Análise de Teste de Formação e Serviços de Manutenção, nas condições e especificações indicadas no Termo de Referência – Anexo I e nas condições do Modelo de Instrumento Contratual, Anexo III deste Edital.
Pregão Eletrônico PE.PPSA.008/2017
SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ELETRÔNICO
Dia:07 de junho de 2017. Horário:10:00(horário de Brasília/DF)
Endereço Eletrônico: www.comprasgovernamentais.gov.br
UASGda PPSA é926394
ATENÇÃO: ETAPA DE “PROVA DE CONCEITO”
A aprovação da melhor proposta é condicionada à sua aprovação na etapa de “Prova de Conceito”, que será realizada em duas fases, quando o produto proposto será submetido à avaliação da PPSA. Os parâmetros a serem utilizados para validação na “Prova de Conceito” estão definidos no Anexo D – Prova de Conceito, do Termo de Referência, Anexo I do Edital
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AVISO DE ADIAMENTO
Pregão Eletrônico Nº 00008/2017 – UASG 926394
Nº Processo: PE.PPSA.008/2017. Comunicamos o adiamento da
licitação supracitada, publicada no DOU de 04/05/2017. Entrega
das Propostas: a partir de 04/05/2017 às 09h00 no site
www.comprasnet.gov.br. Abertura das Propostas: 07/06/2017 às
10h00 no site www.comprasnet.gov.br. Objeto: Fornecimento de
Licença de uso perpétuo e local de software de Análise de Teste
de Formação e Serviços de Manutenção, nas condições e
especificações indicadas no Termo de Referência – Anexo I e nas
condições do Modelo de Instrumento Contratual, Anexo III do
Edital.
Este Evento de Adiamento foi Publicado no D.O.U. na data de 16/05/2017 e Divulgado no ComprasNet (www.comprasnet.gov.br) nesta mesma data.
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Esclarecimento nº 01:
Perguntas:
Pergunta 1: Com relação ao item 13.3.3. Relativo à Qualificação Técnica do Edital de Pregão (pag. 7) :
a) Os atestados de capacidade técnica podem ser emitidos por empresas estrangeiras? Em caso afirmativo, se faz necessária a tradução para a língua portuguesa?
b) Com relação ao item 13.3.3.b – A certidão da ABES Software (Associação Brasileira de Empresas de Software) certificando que a CONTRATADA está autorizada a comercializar o software em todo território nacional e a prestar os serviços de atualização, instalação e manutenção do software, atende ao solicitado neste item?
c) Entendemos que basta a apresentação de um dos dois documentos acima para atender ao requisitado no item 13.3.3. Favor informar se o nosso entendimento está correto.
Pergunta 2: Solicito que sejam informadas quais foram as empresas que enviaram as propostas orçamentárias que compuseram a dotação orçamentária deste edital.
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Respostas:
Resposta 1:
a) SIM. Em caso de documento emitido em língua estrangeira é necessário que o mesmo esteja acompanhado da correspondente tradução juramentada.
b) NÃO. O Edital não contempla esta possibilidade.
c) SIM. O entendimento está correto.
Resposta 2: Weatherford, IHS Markit e Gaulois Energia do Brasil.
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Esclarecimento nº 02:
Perguntas:
Pergunta 1 /
Edital de Pregão / 3.1: Solicitamos a confirmação de que o valor total máximo desta proposta é de R$ 182.134,84, ou seja, todos os lances ao pregão deverão ser menores que este. Resposta 1: SIM. |
Pergunta 2/ Edital de Pregão / 4.1: Referente ao Credenciamento junto ao “sistema eletrônico provido pela Secretaria de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio do sítio www.comprasgovernamentais.gov.br”, solicitamos a disponibilização de instrutivo a respeito deste cadastro uma vez que não identificamos neste site, tal instrutivo. Resposta 1: Todas as informações estão disponíveis no link a seguir: http://www.comprasgovernamentais.gov.br/fornecedor outras orientações podem ser obtidas pelo telefone 0800-978-2329.
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Pergunta 3 / Edital de Pregão / 4.1: Ainda, a respeito do Credenciamento, solicitamos informar se somente após este cadastro teremos acesso ao usuário e senha para participação do pregão. Caso negativo, solicitamos instruções de como obter usuário e senha para participação neste processo. Resposta 3: SIM. |
Pergunta 4 / Edital de Pregão / 4.1: Referente ao Credenciamento junto ao “Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF”, solicitamos que a PPSA permita a participação de empresas que estejam com seus credenciamentos em curso, para garantir maior competitivade. Para haver segurança para a PPSA, solicitamos que a exigência quanto aos credenciamentos sejam para o momento de assinatura do contrato. Caso contrário, solicitamos que seja aceita a apresentação da documentação (certidões) junto à proposta em substituição a este cadastro. Resposta 4: A PPSA utiliza o sistema COMPRASNET, do Governo Federal, para a realização de seus Pregões Eletrônicos e não tem ingerência sobre as regras de cadastramento e credenciamento junto ao “Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF”. O Edital não será alterado. |
Pergunta 5 /
Edital de Pregão / 5.1: Para que possamos analisar e garantir o cumprimento do que se declara, solicitamos a disponibilização das declarações mencionadas abaixo: “IV. à Declaração ME/EPP/Cooperativa;
Resposta 5: Todas as informações estão disponíveis no link a seguir: http://www.comprasgovernamentais.gov.br/fornecedor e outras orientações podem ser obtidas pelo telefone 0800-978-2329. |
Pergunta 6 /
Edital de Pregão / 9.2: Neste item menciona que o licitante somente poderá ofertar um novo lance menor que o seu lance anterior ofertados. Solicitamos confirmar se existirá alguma “janela mínima” aplicável entre um lance e outro, ou seja, o novo lance deverá ser no mínimo R$ XXX menor que o lance anterior. Resposta 6: 0,01%. |
Pergunta 7 /
Edital de Pregão / 9.2: Neste item menciona que o licitante somente poderá ofertar um novo lance menor que o seu lance anterior ofertados. Entedemos que esta regra também se aplique aos lances dos concorrentes, ou seja, qualquer novo lance, independente de qual licitante o fez deverá ser menor que o último lance apresentado, também independente de qual licitante o fez. Resposta 7: SIM. |
Pergunta 8 /
Edital de Pregão / 9.7: Solicitamos confirmar se o pregão terá duração máxima de 30 minutos ou se poderá haver prorrogação deste. Resposta 8: A modalidade de Pregão Eletrônico segue as regras estabelecidas no Decreto nº 5.450/2005 e é composto de várias fases. A fase de encerramento aleatória é que tem seu prazo limitado em até 30 minutos. |
Pergunta 9 /
Edital de Pregão / 9.7: Ainda, a respeito da duração do pregão, solicitamos informar qual será o prazo limite para que uma empresa apresente seu lance, de modo a garantir um prazo adequado aos demais licitantes para avaliar suas condições em ofertar uma contra-proposta. O estabelecimento de um prazo máximo também visa garantir que o processo não seja prorrogado, se isso for possível, de modo procrastinatório. Resposta 9: A modalidade de Pregão Eletrônico segue as regras estabelecidas no Decreto nº 5.450/2005 e é composto de várias fases. Logo o prazo limite para apresentação de lances é o limite de cada fase. |
Pergunta 10 /
Edital de Pregão / 18.2: Não identificamos no portal “www.comprasgovernamentais.gov.br” o local onde devemos consultar a publicação de esclarecimentos deste pregão. Poderiam por favor nos instruir a respeito? Resposta 10: Todas as informações estão disponíveis no link a seguir: http://www.comprasgovernamentais.gov.br/fornecedor e outras orientações podem ser obtidas pelo telefone 0800-978-2329. |
Pergunta 11 /
Geral : Solicitamos esclarer como devemos proceder com as sugestões de alteração destes documentos? Se devemos submete-las através de esclarecimentos ou se enviamos junto com nossa proposta, as exceções à esta minuta para posterior avaliação da PPSA. Resposta 11: Conforme item 18.3 do Edital, o licitante poder consultar a PPSA, exclusivamente, através do email editais@ppsa.gov.br. |
Pergunta 12 /
4: Inclusão de clausula de Trade Compliance: Resposta 12: O Edital não será alterado. |
Pergunta 13 /
Anexo IV – Contrato de Confidencialidade/ Item 7.1: A licitante apenas poderá se responsabilizar por eventuais danos diretos caso haja a quebra do acordo de confidencialidade. Assim, a licitante solicita que o item passe a ter a seguinte redação: “Em caso de descumprimento dos compromissos assumidos neste Contrato pela [ ], este poderá, a exclusivo critério da PPSA, ser rescindido, por justa causa, bem como o seu contrato de prestação de serviços celebrado com a [ ] e deverá responder integralmente pelas perdas e danos diretos e indiretos q.ue causar à PPSA, incluindo eventuais despesas e encargos legais, além das penalidades previstas no contrato de prestação de serviços celebrado com a PPSA, limitado, porém, ao valor total do Contrato.” Resposta 13: O Edital não será alterado. |
Pergunta 14 /
Anexo IV – Contrato de Confidencialidade/ Item 10.1: A licitante não concorda com o prazo adicional de 10 (dez) anos de vigência adicional deste Acordo, pois contraria sua política interna. Assim a licitante sugere a seguinte redação para este item: “Este Contrato entrará em vigor na data de sua assinatura e assim permanecerá enquanto vigorar o contrato de prestação de serviço entre a [ ] e a PPSA. Fica desde já também acordado pelas partes, que as obrigações de confidencialidade aqui pactuadas permanecerão válidas e exigíveis após o término do prazo de duração do referido vínculo contratual, ou sua rescisão, pelo prazo adicional de 02 (dois) anos.” Resposta 14: O Edital não será alterado.
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Pergunta 15 /
Anexo IV – Contrato de Confidencialidade/ Item 12.1: A licitante solicita que o foro aplicável seja o do Rio de Janeiro. Resposta 15: O Edital não será alterado. |
Pergunta 16 /
Anexo III – Modelo de Contrato/Item 4.8: A licitante solicita a inclusão do termo em vermelho para que seja respeitada sua política interna. Assim a licitante sugere a seguinte redação para este item: “Responsabilizar-se por danos pessoais ou materiais causados diretamente por seus funcionários na execução deste contrato, decorrentes de sua culpa grave ou dolo;” Resposta 16: O Edital não será alterado. |
Pergunta 17 /
Anexo III – Modelo de Contrato/Item 4.9: A licitante solicita a inclusão do termo em vermelho para que seja respeitada sua política interna. Assim a licitante sugere a seguinte redação para este item: “Responder, integralmente por perdas e danos diretos que vier a causar à PPSA ou a terceiros em razão de ação ou omissão, dolosa ou culposa, sua ou de prepostos, independentemente de outras cominações contratuais ou legais a que estiver sujeita, limitado, porém, ao valor total do Contrato;” Resposta 17: O Edital não será alterado. |
Pergunta 18 /
Geral : Solicitamos esclarecer qual é o tipo de licença de software que será cotado aqui, Network Restricted ( WAM ) ou Dongle? Precisamos saber qual será o tipo da licença para realizar a cotação de forma correta.
Resposta 18: Dongle. |
Pergunta 19 / Objeto Item 2: No Objeto desse pregão se indica que o pagamento da manutenção será mensal, em nosso sistema de licença atual, o pagamento de manutenção e serviços é realizado de uma vez só, no inicio do contrato em adiantamento de 1 ano para dar o suporte e atualizações do software. Podemos modificar o pagamento da manutenção de mensal para de forma única no inicio do contrato? Resposta 19: Não. O Edital não será alterado. |
Pergunta 20 / RELATÓRIO DA FASE 1 – TESTE DE INSTALAÇÃO: A Empresa vencedora irá dar assistencia ao pessoal de IT da PPSA para a instalação da licença por e-mail, telefone ou outro meio? Será requerido algum suporte de instalação na Base da PPSA?
Resposta 20: Caso seja necessário suporte para instalação de software e licença, este pode ser primeiramente não presencial (via e-mail, telefone ou outros), mas, em caso de falha na instalação, poderá ser exigida assistência presencial no Escritório Central da PPSA, localizado no Rio De Janeiro / RJ. |
Pergunta 21 / FASE 2 da Prova de Conceito: TESTE DE REQUISITOS FUNCIONAIS: Dentro do custo de software devem considerar o custo de um especialista técnico para auxiliar os escritórios do cliente por uma semana para um treino e validar as funcionalidades do software necessário, por favor esclareça se devemos considerarmos este custo.
Resposta 21: SIM. Na realidade não está previsto treinamento. A responsabilidade e custos associados a demonstração das funcionalidades são da LICITANTE. Conforme explícito no edital: “As funcionalidades deverão ser demonstradas por técnico da LICITANTE sob a supervisão de coordenador da área de reservatórios da PPSA.um supervisor de coordenador da área de reservatórios da PPSA.” |
Pergunta 22 / General: A PPSA deve assinar uma declaração de usuário final (UDT) e um acordo de licenciamento de software (SLA) associados com a aquisição de software ; os termos e condições devem ser revistos em acordo mútuo.
Resposta 22: Mantidas as condições previstas no SLA, constante do Edital.
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Pergunta 23 / Anexo A – Quadros de Critérios de Aceitação de Serviços Quanto ao pagamento da fatura pelo atraso de disponibilização efetiva da licença, necessitamos esclarecer esse ponto. A XXXXXXXX pode enviar uma licença eletronica antes dos 5 dias estipulados para a entrega, depois que tenhamos a ordem de compra e solicitação do cliente e com os dados do servidor onde deve se instalar a Licença. No caso de licença tipo Dongle, se enviará uma ou várias licenças temporarias até que a licença fisica seja entregue, o que pode levar até 20 dias. No caso de não recebermos a ordem de compra e os dados do servidor para a instalação ou por falhas associadas ao departamento de TI da PPSA para a sua instalação, a XXXXXXXX não deverá ser responsabilizada.
Resposta 23: Mantidos os prazos e critérios de aceitação de serviços conforme previsto no Edital (ANEXO A- Indicador 1, página 19). O Edital não será alterado. |
Pergunta 24 / Acordo de Nível de Serviços de Suporte Técnico: O suporte de software é fornecido de segunda a sexta de 08 am a 05 pm, não incluindo fins de semana; dependendo o tempo de resposta de falha é de 24 horas ou menos; nós não concordamos no ajuste de fatura para responder em 12 horas ou mais.
Resposta 24: Mantidas as glosas previstas no Acordo de Nível de Serviços previsto no Edital (ANEXO A- Indicador 3, página 21). Note que o mecanismo de cálculo leva em conta a MÉDIA dos prazos, e a glosa só ocorre se a MÉDIA MENSAL ultrapassar 12 horas ÚTEIS. O Edital não será alterado. |
================== Extrato do Contrato =================================
Publicado no DOU de 28/06/2017