
bp anuncia descoberta no pré-sal
A bp anunciou nesta segunda-feira (4) uma descoberta de petróleo e gás natural no bloco Bumerangue, localizado na Bacia de Santos, a cerca de 404 km da costa do Rio de Janeiro. O bloco é operado integralmente pela bp sob regime de partilha de produção. A PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A.) é a gestora do contrato, representando os interesses da União.
Segundo a empresa, esta é a sua maior descoberta em 25 anos, reforçando o potencial do pré-sal e a atratividade dos projetos sob o regime de partilha. O poço exploratório pioneiro 1-BP-13-SPS foi perfurado a uma profundidade total de 5.855 metros, em lâmina d’água de 2.372 metros. O poço atingiu o reservatório a aproximadamente 500 metros abaixo do topo da estrutura e atravessou uma coluna de hidrocarbonetos
estimada em 500 metros, em um reservatório de carbonato pré-sal de alta qualidade, com uma extensão de área superior a 300 km2.
“Parabenizamos a bp por este resultado e vamos seguir acompanhando com atenção as próximas etapas de avaliação previstas. Importante para o país contar com mais uma operadora com resultados positivos no pré-sal. Descobertas como esta reforçam a atratividade do pré-sal brasileiro e o papel estratégico do regime de partilha, podendo aumentar a médio e longo prazo a produção da União e consequentemente trazer mais benefícios à sociedade brasileira”, afirmou Evamar Santos, Diretor de Gestão de Contratos da PPSA.
Os primeiros resultados de análise na sonda indicam níveis elevados de dióxido de carbono. A bp agora iniciará análises laboratoriais para caracterizar melhor o reservatório e os fluidos descobertos, que fornecerá informações adicionais sobre o potencial do bloco Bumerangue.
O bloco Bumerangue foi adquirido pela bp em dezembro de 2022, durante a Primeira Rodada de Oferta Permanente sob o regime de partilha da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).