Plano Estratégico da PPSA 2025-2029 traz diretrizes voltadas à gestão, comercialização, transformação digital e práticas ESG

O Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) aprovou, no dia 13/12, o Plano Estratégico para o quinquênio 2025-2029. O documento define diretrizes que visam otimizar a gestão dos processos, aprimorar os modelos de comercialização, consolidar a estrutura da empresa e fomentar práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).

O Plano Estratégico 2025-2029 está estruturado em quatro diretrizes principais. A primeira delas diz respeito à otimização da gestão dos processos de contratos de partilha de  produção (CPPs) e acordos de individualização da produção (AIPs), prevendo a reestruturação da gestão dos AIPs e a implementação de ferramentas para aprimorar a tomada de decisão.

A segunda diretriz é voltada para o aprimoramento dos modelos de comercialização de petróleo e gás natural, enquanto a terceira busca a consolidação da estrutura da PPSA, por meio da continuidade do processo de adequação de recursos humanos, tecnológicos e financeiros iniciada ainda em 2024, para acompanhar o crescimento das atividades. Entre as iniciativas, destacam-se a transformação digital e o uso de Inteligência Artificial (IA), o reforço na segurança de dados, e a implantação de sistemas integrados (ERP) e gestão documental. Também estão previstas ações de relacionamento com públicos de interesse e a implantação de trilhas de conhecimento voltadas à capacitação e retenção de talentos.

A quarta diretriz tem como meta fomentar práticas ESG na PPSA e nos consórcios, com iniciativas voltadas à implementação e ao monitoramento de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) nos contratos de partilha, nos acordos de individualização da produção e no âmbito interno da empresa.

O Plano Estratégico 2025-2029 foi elaborado com a participação das áreas da PPSA e o envolvimento da Diretoria Executiva em todas as etapas. O cenário projetado considera o crescimento contínuo da produção sob regime de partilha, o aumento das atividades de comercialização de petróleo e gás da União e a necessidade de aprimorar os processos internos para garantir eficiência e sustentabilidade.

Conheça as diretrizes estratégicas:

1 – Otimizar a gestão dos processos de CPPs e AIPs
Meta: Concluir a revisão dos procedimentos em 2025l e desenvolver a Gestão de Painéis (Dashboards), implementando painéis prioritários até dezembro de 2025.

2 – Aprimorar o processo de comercialização de petróleo e gás da União
Meta: Realizar o primeiro leilão para venda do gás da União e o Estudo de Cenários de Comercialização de Longo Prazo Definido.

3 – Consolidar a estrutura da PPSA
Meta: Submeter Programa da benefícios à SEST em 2025; Implantar ações de Transformação Digital: definição de IA corporativa, concluir migração da nuvem, finalizar contratação do SEI e implantar do módulo contábil; Definir da estrutura da Intranet; Aditar contrato de remuneração; Concluir as trilhas e guias de conhecimento das áreas, dentro do Programa de Gestão do Conhecimento.

4 – Fomentar ações ESG nos consórcios e internamente
Meta: Atender às atribuições da Resolução CNPE 8/2024; Revisar procedimento de Análise de PD; Adesão a um projeto social; Implantar 50% do Plano de Ação de Diversidade, Equidade e Inclusão.

Acesse aqui o Plano Estratégico 2025-2029.