
PPSA recebe comitiva da agência reguladora de Angola
A Pré-Sal Petróleo (PPSA) recebeu, no último dia 29 de setembro, em seu escritório no Rio de Janeiro, a visita de uma comitiva da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Angola (ANPG). O encontro teve como objetivo a troca de informações sobre aspectos técnicos, operacionais e administrativos na gestão dos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil e no país africano, que também possui reservas de pré-sal.
Entre os temas de interesse dos executivos angolanos destacam-se a contratação de conteúdo local, legislação tributária, normas e remuneração de bônus e excedente de óleo para o governo nos contratos, formas de monitoramento e avaliação de projetos junto aos operadores, a exemplo do processo de aprovação de contratações. Segundo o Diretor de Gestão de Contratos, Osmond Coelho Junior, a comitiva angolana ficou muito bem impressionada com a capacidade de atuação da PPSA, principalmente frente ao tamanho de sua equipe, assim como com o modelo regulatório brasileiro.
“Abrimos uma porta para compartilhar futuras experiências no pré-sal e nos colocamos à disposição para conversar sobre nosso Sistema de Gestão de Gastos de Partilha de Produção (SGPP), utilizado para fazer a gestão dos contratos, entre outros temas”, enfatizou.
Também estiveram presentes ao encontro o Diretor-Presidente da PPSA, José Eduardo Gerk, o Diretor de Administração, Finanças e Comercialização, Samir Passos Awad, a Diretora Técnica Cristiane Formosinho Conde, o Gerente Executivo de Contratos, Julio Gontijo, e o Assessor de Planejamento Estratégico, Antonio Claudio Correa. A comitiva da ANPG contou com o CEO, Paulino Jerónimo, o Diretor do gabinete de Planejamento Estratégico, Alcides Andrade e a Diretora de Produção, Ana Miala, entre outros executivos da agência reguladora.