O Pré-Sal e a Sociedade - 10 anos do regime de partilha no Brasil - Pré-sal

Pré-sal

Pré-sal Petróleo S.A. PPSA – Bem-vindo!

O Pré-Sal e a Sociedade – 10 anos do regime de partilha no Brasil

Em comemoração aos 10 anos da Pré-Sal Petróleo (PPSA), a empresa preparou uma exposição sobre a exploração e a produção de petróleo e gás natural no Polígono do Pré-Sal, a evolução dos contratos nesses dez anos do regime de partilha e a atuação da companhia, mostrando como gera valor para a sociedade.  A exposição “O Pré-Sal e a Sociedade – 10 anos do regime de partilha no Brasil” é uma parceria com o Museu de Ciências da Terra, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Ministério de Minas e Energia (MME).

A mostra  explica o que é o pré-sal e os equipamentos e tecnologias empregados na extração de petróleo em águas ultraprofundas – de 2 mil até 7 mil metros de profundidade. Os visitantes poderão conhecer maquetes de Árvore de Natal Molhada – sistema submarino que controla o fluxo de óleo que sai do poço e vai para a plataforma – e de FPSO, navio-plataforma utilizado na produção, processamento e armazenamento de óleo e gás no pré-sal. Entre os materiais expostos, também estarão amostras de rochas e testemunhos e do óleo extraído em diferentes campos do pré-sal, além de maquetes de equipamentos como brocas de perfuração, drones subaquáticos e cortes de linhas submarinas.

“O Pré-Sal e a Sociedade – 10 anos do regime de partilha no Brasil” é uma exposição temporária, aberta à visitação até o dia 31 de janeiro de 2024, com entrada gratuita. Livre para todas idades.

Seguem informações simplificadas da exposição:

Quando: de 22 novembro/23 a 31 de janeiro/24

Local: Museu de Ciências da Terra

Horário de funcionamento: De quarta-feira a sábado, das 10h às 16h

Endereço: Palácio da Geologia – Museu de Ciências da Terra – Av. Pasteur, 404 – Urca, Rio de Janeiro

Entrada gratuita.

 

Curiosidades sobre o petróleo

Quando se fala em petróleo, o que vem à sua mente? A gasolina para encher o tanque do carro? O óleo diesel?  Provavelmente, esse será o primeiro pensamento da maioria das pessoas.

E se dissermos que o petróleo está na tinta que colore muros e paredes de casas e edifícios? E também no giz de cera que dá forma à imaginação das crianças e artistas? Que está presente em alguns tecidos das roupas que vestimos, no nosso tênis, no batom, na indústria farmacêutica e cosmética, no asfalto que pavimenta as estradas, na fabricação de garrafas pet e outros tipos de plástico. Sim! O petróleo é a mais importante fonte de energia da atualidade e matéria-prima para inúmeros produtos. Está presente no dia a dia de cada um de nós, sob diversas formas, até no chiclete!

Visite a exposição e saiba mais!

 

Organização da exposição

Para compor a exposição, nossa equipe realizou uma série de visitas técnicas ao Museu, a empresas que atuam no setor e a instituições, que estão colaborando com o projeto emprestando diversos materiais. Em breve, teremos o descritivo do acervo exposto.

Na primeira foto, a equipe em visita à litoteca da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na sequência, visita ao Museu e à TechnipFMC.

Pular para o conteúdo