PPSA integra grupo de trabalho para monitorar preço do petróleo no mercado global

Nesta segunda-feira (15/04), o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para monitorar o preço do petróleo diante do conflito no Oriente Médio. Representada pela Assessora de Planejamento Estratégico, Leandra Ribeiro, e pelo Coordenador de comercialização de petróleo e gás natural, Nilo Carvalho, a PPSA fará parte da equipe de monitoramento. O grupo conta com a participação de técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Além desses participantes, também serão convidados representantes do setor privado.

O Ministro afirma a importância de estar atento aos valores da commodity, tendo em vista o impacto do petróleo no preço dos combustíveis na atividade industrial e índices de inflação em toda a economia global. “Estamos vigilantes sobre o assunto e, por isso, determinei a criação de um grupo de trabalho para monitorar a oscilação do preço do petróleo Brent, de modo que possamos agir, dispondo dos mecanismos que já temos à disposição, respeitando sempre a governança das empresas que atuam no Brasil”, pontuou Alexandre Silveira.

O grupo produzirá relatórios diários sobre os preços do petróleo, tanto na cotação em dólar (moeda em que o produto é negociado), quanto em real. A medida visa dar o diagnóstico direcionado à realidade brasileira, que está exposta tanto pela variação do preço do barril quanto pela moeda estadunidense. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a publicação da portaria instituindo o GT no Diário Oficial da União (DOU) acontecerá nos próximos dias.


 

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Parcela de petróleo da União é de 50 mil barris por dia em fevereiro

 

 

 

 

 


Campo de Búzios bate a marca de 1 bilhão de barris de óleo produzidos desde que começou a operar