SGPP escolhido como case de sucesso pela IBM

O Sistema de Gestão de Gastos de Partilha de Produção (SGPP), em operação pela Pré-Sal Petróleo desde agosto, foi escolhido como case de sucesso pela IBM e apresentado pelo gerente de Tecnologia da Informação, André Onofre, no Automation Transformation Day, realizado pela IBM, em São Paulo, dia 5 de dezembro.
Onofre apresentou os benefícios do sistema em uma conversa com Felipe Cotait, diretor da Stefanini Scala, desenvolvedora do projeto, para uma plateia de mais de 200 convidados.
Composto de dez módulos, o SGPP conta com tecnologia “Software As a Service (Saas) da IBM e atende às três áreas de atuação da Pré-Sal Petróleo: gestão dos contratos de partilha de produção, representação da União nos procedimentos de individualização da produção e comercialização de petróleo e gás natural da União. O sistema já está sendo plenamente utilizado nos contratos de Libra, Uirapuru, Alto de Cabo Frio Central, Peroba, Dois Irmãos, Três Marias, Alto de Cabo Frio Oeste e Sul do Gato do Mato e, a partir de janeiro, todas as cargas da parcela de petróleo da União nos contratos de regime de partilha de produção também passarão a ser programadas pelo SGPP. O sistema permitirá simular as cargas da União com antecedência de até um ano para cada um dos 17 contratos.
A partir do próximo mês, a companhia também passará a registrar no sistema todas as negociações realizadas com parceiros para o fechamento de Acordos de Individualização da Produção (AIP) e as eventuais Equalizações de Gastos e Volumes decorrentes destes acordos.
Segundo Onofre, o sistema garantirá maior transparência, segurança e rastreabilidade nas operações. O próximo desafio, diz ele, é acrescentar ao SGPP ferramentas de Analytics e de inteligência artificial, o que permitirá tanto o acompanhamento de todas as atividades dos projetos em tempo real quanto a produção de relatórios customizados, comparando dados entre os contratos de partilha de produção.