Superintendente da ANP faz palestra sobre descarbonização na PPSA

O Superintendente de Tecnologia e Meio Ambiente da ANP, Raphael Moura, participou da Terça Técnica do mês de fevereiro na PPSA, palestrando sobre o tema Descarbonização nas atividades de Exploração e Produção no pré-sal brasileiro. Ele explicou cada um dos quatro pilares da descarbonização: eficiência energética, eletrificação, uso de biocombustíveis e captura de carbono.

Segundo Moura, há um aumento nos investimentos em transição energética e descarbonização na indústria como um todo. “Tem diversas vertentes tecnológicas sendo pesquisadas. Em 2021, pulamos de 3% para 16% do total de recursos aplicados. Isso gira em torno de R$4 bilhões em projetos relacionados ao tema”, destacou.

Ele citou ainda alguns dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelas empresas, falou sobre as emissões de metano, que têm uma tendência natural de aumento, e sua visão sobre o papel da PPSA como representante da União neste contexto. “A estatal tem um papel preponderante e, junto com a ANP, que é o órgão regulador, pode ajudar a tornar as operações cada vez mais seguras e sustentáveis”, finalizou.