Libra contrata FPSO para o campo de Mero

Operadora do consórcio de Libra, a Petrobras assinou, em 14 de dezembro, contrato com o Grupo Modec para o afretamento do primeiro sistema de produção definitivo do campo de Mero. O projeto contempla a interligação de até 17 poços à plataforma, do tipo FPSO, terá capacidade de processar até 180 mil barris de petróleo por dia e 12 milhões de m³/dia de gás. A unidade será instalada em profundidade d’água de 2.100 metros, no campo de Mero, localizado na área noroeste do bloco de Libra, a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro, no pré-sal da bacia de Santos. O início da produção está previsto para 2021.

A unidade será operada pela Modec, empresa responsável pela construção, e afretada por 22 anos. Parte da construção será realizada no Brasil, nos mesmos moldes da experiência da Petrobras com outros afretamentos já realizados.

A produção no bloco de Libra teve início em 26 de novembro deste ano, com a entrada em operação do FPSO Pioneiro de Libra, dedicado a testes de longa duração e sistemas de produção antecipada.