PPSA lança Painel Interativo de Produção com informações dos volumes de óleo e gás da União em contratos de partilha e em jazidas unitizadas

A partir de agora a Pré-Sal Petróleo também passa a divulgar mensalmente a parcela de petróleo e gás natural que a União tem direito nos acordos de individualização da produção (AIPs) que envolvem áreas não contratadas. Os dados irão se somar à divulgação da produção da União nos contratos de partilha. Para facilitar a visualização, foi elaborado um novo Painel Interativo, dedicado exclusivamente aos volumes de produção.

Segundo a Diretora Técnica e Presidente interina, Tabita Loureiro,  o novo painel aumenta a transparência da empresa, disponibilizando novos dados para a sociedade sobre os volumes recebidos pela União. Já não podemos mais falar da produção da União sem considerar as jazidas unitizadas. Nossa produção mensal cresce a cada mês. Hoje a União já conta com 51 mil barris por dia, sendo 45 mil bpd dos contratos de partilha e a diferença está na produção dos AIps. Também é preciso destacar a produção da Jazida Compartilhada de Tupi, por exemplo, hoje principal responsável pela parcela de gás natural da União. Com o novo painel, cada pessoa poderá ter acesso aos dados e filtrar as informações conforme seu interesse, aumentando assim a possibilidade de análises”, explicou Tabita.

O painel, elaborado em Power BI, permite que o leitor aplique filtros para visualizar apenas os dados dos contratos de partilha ou dos AIPs, selecionando campos e datas e obtendo os resultados em formato de gráficos ou tabelas. O painel traz os dados históricos desde 2017.

 

Produção da União setembro de 2023  

Em setembro de 2023, a União contou com uma parcela de produção de 51 mil barris de petróleo por dia (bpd) e de 112 mil metros cúbicos por de gás natural considerando os contratos de partilha e os AIPs.

 

Contratos de partilha

Os oito contratos de partilha tiveram uma produção diária média de dia de 982 mil bpd em setembro. O resultado é  6,6 % superior ao de agosto, em  função do retorno à produção do FPSO P-70 Atapu, após parada programada. Búzios foi o maior produtor em setembro com 512,9 mil bpd.

Do total produzido, a parcela de produção diária de direito da União foi de 45 mil bpd, sendo 74% relativa a Mero.

Desde 2017, início da série histórica, a produção acumulada em regime de partilha de produção é de 576 milhões de barris de petróleo. Búzios é responsável por mais da metade da produção. A parcela acumulada da União desde 2017 é de 32,79 milhões de barris de petróleo. Mero é responsável por mais da metade da parcela recebida pela União.

Em setembro, a produção total de gás natural para exportação foi de 2,92 milhões de m³ por dia, uma redução de 9% em relação a agosto. Búzios foi o maior produtor com 2,61 milhões de m³ por dia , respondendo por 89% do total.   A média do total da parcela de gás natural disponível para exportação da União foi de 46 mil de m³ por dia, uma redução de 9% em relação a agosto. O Campo de Búzios respondeu por 80% da produção da União em agosto.

Desde 2017, a produção acumulada nos contratos de partilha soma 1,63 bilhão de m³ de gás natural com aproveitamento comercial. O excedente em gás natural da União nos contratos de partilha desde 2017 é de 170 milhões de m³

 

Acordos de individualização da produção

A produção diária de óleo dos acordos de individualização da produção de Mero, Tupi e Atapu foi de 13 mil barris por dia (bpd), estável em relação a agosto. O AIP de Tupi foi responsável por 73% da parcela de óleo da União, correspondente a uma produção média diária de 6 mil bpd.

A Produção diária de gás natural nos AIPs foi de 11,9 milhões de m³ por dia, sendo o AIP de Tupi responsável por toda a produção. A parcela média diária de gás natural da União foi de 66 mil m³ por dia.

Acesse aqui o painel.

Acesse aqui o Boletim.